sábado, 27 de maio de 2017

A auto-hemoterapia nos vômitos gravídicos - publicado nos Anais Brasileiros de Ginecologia, em Março de 1944

Os resultados por nós obtidos confirmam pois, a indicação de Saxon e Stoll, da auto-hemoterapia nos vômitos gravídicos


Pesquisa de 1944 mostrava eficácia
da auto-hemoterapia em gestantes



A resistência do Ministério da Saúde, dos Conselhos de Medicina e de outros setores da área de saúde em pesquisar os efeitos da auto-hemoterapia no tratamento e cura de doenças continua gerando prejuízos inestimáveis à sociedade brasileira, que já poderia estar utilizando a técnica e usufruindo de melhor qualidade de vida. O desprezo pelos trabalhos realizados em décadas passadas é algo desumano, que não encontra justificativas nem mesmo no método que apresentam como o mais apropriado para a atualidade. Como se pudessem desprezar cada etapa da evolução da ciência e da arte médica.

Depois de tantos trabalhos que já citamos em outros momentos, chega-nos agora, pelas mãos da enfermeira gaucha radicada em Santa Catarina, Ida Zaslavski, um trabalho publicado nos Anais Brasileiros de Ginegolocia, em Março de 1944, sobre “A auto-hemoterapia nos vômitos gravídicos” de autoria do Dr Henrique Duék. Naquela época o autor já informava que “O assunto de que trata o nosso presente trabalho não é novo. Pelo contrário, Saxon e Stoll apresentaram-no como um novo método de tratamento dos vômitos gravídicos em 1939, com resultados satisfatórios em 75 gestantes de suas experiências (Illinóis M. J. Abril 1939).

O pesquisador explica: “Procuramos experimentá-lo; como nos pareceu interessante, observamo-lo cuidadosamente. Fomos indizudos a publicar as nossas observações, pelo fato de ser o tratamento dos vômitos gravídicos pela auto-hemoterapia, processo pouco divulgado no meio médico, e por reconhecermos nele qualidades excepcionais, sob o ponto de vista prático e econômico, pois, os resultados que obtivemos, foram plenamente satisfatórios.”. Ele apresenta um gráfico demonstrativos de 100 casos de vômitos gravídicos e outros sintomas tratados pela auto-hemoterapia.

Relata que “No Ambulatório Pré-Natal procuramos observar os seus efeitos em 100 casos de vômitos gravídicos. Nossas observações foram feitas com a máxima meticulosidade, como já dissemos. Recomendamos às doentes que contassem o número de vômitos diários, repetindo-se a indagação durante três dias consecutivos, a fim de constatar a veracidade das informações. Só empregamos a auto-hemoterapia em gestantes que vomitavam quotidianamente. As injeções de sangue foram de 10 cc, diariamente, durante 3 dias consecutivos. Praticamo-las em 100 gestantes; 94 obtiveram resultado satisfatório”.

“Os resultados por nós obtidos confirmam pois, a indicação de Saxon e Stoll, da auto-hemoterapia nos vômitos gravídicos”, continua o relato, segundo o qual “Saxon e Stoll explicam a sua ação dizendo que esta pequena quantidade de sangue injetada nos tecidos dessensibiliza uma certa toxina elaborada e absorvida na corrente circulatória da gestante”. Segundo o Dr Henrique Duék, “Esses autores baseiam sua explicação na teoria alérgica luteínica de Fincil. Fincil acha que os vômitos da gestação são originários de manifestações alérgicas, devido a hiperfunção da glândula da granulosa de Aschoff, na gravidez. Saxon e Stoll estão com Finch, ao julgar que o alergeno seria uma substância secretada pelo corpo amarelo (mas nenhum dos seus hormônios conhecidos, como puderam provar as suas experiências).”

Encerrando o relato, escreveu o Dr Duék: “Para finalizar, diremos que julgamos este tratamento de escolha para os vômitovs leves da gravidez, e portanto, o mais indicato para o ambulatório Pré-Natal, tanto mais quanto, associado a uma alta beneficiente de êxito à presteza da ação, possui ademais, elevado cunho prático-econômico”. Muitos outros trabalhos de pesquisa realizados por décadas seguidas foram ignorados pelo Conselho Federal de Medicina e pela Anvisa, que proibiram o uso da técnica nos serviços de saúde, alegando não haver comprovação científica da sua eficácia; porém ao invés de incentivar a busca da verdade, ao contrário, inibiram pesquisas importantes, como a que estava em andamento na Secretaria de Saúde de Olinda.

FONTE:  Grupo - Auto-hemoterapia - Meu sangue me cura


Nenhum comentário: