terça-feira, 8 de agosto de 2017

IMPLANTE PEDICULADO DE PAPILOMAS CUTÂNEOS E AUTOHEMOTERAPIA NO TRATAMENTO DA PAPILOMATOSE BOVINA

A autohemoterapia é mais eficiente que o implante pediculado autólogo de papiloma no tratamento de papilomatose bovina





IMPLANTE PEDICULADO DE PAPILOMAS CUTÂNEOS E AUTOHEMOTERAPIA NO TRATAMENTO DA PAPILOMATOSE BOVINA
  Cutaneous pediculate implant of the papilloma and autohemotherapy for the treatment of bovine papillomatosis
  Luiz Antônio Franco da Silva1,  Valéria de Sá Jayme,
Maralice Aparecida Batista de Oliveira, Duvaldo Eurides,
  Maria Clorinda Soares Fioravanti,  Francisco de Carvalho Dias Filho
 

RESUMO


      Foram utilizados 154 bovinos, de raças e idades variadas, sendo 42 portadores de papilomatose cutânea plana e 112 pediculada. Os animais foram separados em dois grupos de igual número. Os do grupo I foram tratados com autohemoterapia com sangue venoso e os do grupo II, por implante pediculado de papilomas, sendo que em ambos os grupos haviam animais portadores de lesões planas e pediculadas. A análise dos resultados demonstrou maior incidência de recuperação de animais jovens e portadores de papilomatose pediculada. A autohemoterapia é mais eficiente que o implante pediculado autólogo de papiloma no tratamento de papilomatose bovina.
Palavras-chave: bovino, papilomatose, cirurgia, autohemoterapia.


SUMMARY


      154 cattle of varied races and ages were examined, 42 of which were clinically diagnosed as carriers of cutaneous papilloma and 112 as having the pediculated form. The animals were randomly divided into two groups. The first was treated with autohemotherapy and the second was subjected to cutaneous pediculate implants of the papilloma. The analyses of the results demonstrated a higher index of recuperation among young animals but more efficient recuperation among those subjected to the autohemotherapy.
Key words: bovine, papilloma, surgery, autohemotherapy.

1 Médico Veterinário. Professor Adjunto. Doutor. Departamento de Clínica. Escola de Veterinária/EV. Universidade Federal de Goiás/UFG.


Veterinária Notícias - Vet. Not., v. 4, n. 1, 1998 - ISSN 0104-3463

FONTE: http://www.orientacoesmedicas.com.br/comentario_integra.asp?cdg=3711

http://www.hemoterapia.org/videos/implante-pediculado-de-papilomas-cutaneos-e-auto.asp



creditos/foto/carliniecaniatoeditorial.wordpress.com


SOBRE UM DOS AUTORES: Luiz Antonio Franco da Silva. 


Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Goiás (UFGO). Mestre em Cirurgia e doutor em Ciência Animal, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor nas disciplinas de Técnica Operatória e Patologia Cirúrgica Animal, no curso de Graduação em Medicina Veterinária, e de Cirurgia do Aparelho Locomotor dos Grandes Animais, no curso de Pós-graduação em Ciência Animal, da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFGO). Consultor dos periódicos: Veterinária Notícias e Ciência Animal Brasileira (UFG). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica e Cirúrgica dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: “Cirurgias do aparelho locomotor dos grandes animais”, bem como na linha de pesquisa de cirurgia experimental abrangendo desde pequenos a grandes animais. 

FONTE:



Videos Youtube

IMPLANTE PEDICULADO DE PAPILOMAS CUTÂNEOS
 E AUTOHEMOTERAPIA NO TRATAMENTO DA PAPILOMATOSE BOVINA







Pediculate implant of the papilloma and
 auto-hemotherapy for the treatment of bovine
MULTIPLE LANGUAGES